quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Congressos Sobre Histórias em Quadrinhos

Julho e Agosto de 2011 foram meses especiais para a pesquisa sobre quadrinhos no Brasil com a realização de dois grandes eventos científicos destinados a pesquisas na área. Pude participar nos dias 29, 30 e 31 de Julho do I Encontro Nacional de Estudos Sobre Quadrinhos e Cultura Pop realizado no Centro de Convenções da UFPE em Recífe, o congresso foi realizado durante o Super Con um dos maiores eventos do Nordeste dedicado a cultura pop.

Eu com cosplayers no SuperCon

Nos dias 23, 24, 25 e 26 de agosto foi a vez de participar das 1ª Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos da USP realizada na Escola de Comunicações e Artes da Univerisdade de São Paulo - USP. Foi um grande evento com a finalidade de aproximar pesquisadores da área, bem como dar visibilidade a estudos sobre quadrinhos realizados dentro e fora do Brasil. O evento contou com quase 200 apresentações de trabalhos de pesquisa e a publicação de nove livros. Ao final do evento foi confirmado que a segunda edição acontecerá em 2013. 


Eu com Patrícia Borges e Sonia Luyten, grandes especialistas em Mangá.

 
Matheus, Edgar, Bari, Elydio, Vergueiro, Borges e Andraus,
reunião de grandes pesquisadores em foto de Denis
Eu com o Artista e Prof. Edgar Franco, foto de Denis.

Foram dois grandes eventos que segundo os organizadores deverão acontecer mais vezes. Foi muito bom participar espero poder estar nos próximos.