quinta-feira, 15 de março de 2012

Exposição Quadrinhos 51



Quadrinhos’51 é uma exposição criada para homenagear alguns dos mais importantes desenhistas de quadrinhos do Brasil, que produziram incansavelmente verdadeiras obras-primas entre as décadas de 50 e 70. Esta mostra também lembrará os 61 anos da realização, em São Paulo, da I Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos, organizada por cinco talentosos amigos que buscavam mudar o conceito dessa arte nos anos 50. São eles: Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que circulou no dia da inauguração do evento, definiu muito bem as características dessa que é considerada a primeira exposição didática sobre quadrinhos no mundo ao publicar que “a iniciativa não tem finalidade de lucro. A exposição tem caráter elucidativo, didático, técnico, artístico, guardando, porém, a devida acessibilidade ao público.”

 
Quadrinhos’51 apresentará originais de artes de grandes desenhistas que jamais foram expostas ao público anteriormente. São verdadeiras preciosidades históricas. Dentre os originais expostos, o visitante poderá admirar obras de Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Eugênio Colonnese, Julio Shimamoto, Antonino Homobono, Rodolfo Zalla, Primaggio, Lanzellotti, Flávio Colin, Rodval Matias, Saydemberg, Messias de Mello, Ignácio Justo, Getúlio Delfin, Manoel Victor Filho entre muitos outros.

Baseada no acervo de Álvaro de Moya e Jayme Cortez, e incrementada com peças raríssimas de colecionadores, a exposição também apresentará exemplares de publicações ímpares como O Tico-Tico, O Globo Juvenil, Biriba, além de revistas de terror clássicas e publicações estrangeiras como as primeiras edições da revista Heavy Metal, Creepy, Eerie, AlterLinus, Metal Hurlant e muitas outras. Da coleção de Moya e Cortez, estarão expostos desenhos autografados de alguns dos maiores nomes do traço mundial: E.T.Coelho, Joe Kubert , Osamu Tesuka, Mort Walker, Quino, Hugo Pratt, J.Blasco, Bob Brown, Esteban Maroto, Jean Giraud/Moebius, Milton Caniff, Hergê, Dick Browne, Neal Adams, André Le Blanc, José Luiz Salinas, Will Eisner, Jerry Robinson, Jim Davis e Serpieri.

Com curadoria de Francisco Ucha e Fábio Moraes, a mostra Quadrinhos’51 acontecerá a partir do dia 21 de março no Museu Belas Artes de São Paulo-MuBA. Siga este blog para ficar atualizado com as novidades do evento.


Exposição Quadrinhos’51
Abertura para convidados: 21 de março das 19h as 22h
Visitação


22 de março a 26 de maio de 2012
segunda a sexta, das 10h às 20h
sábados, das 10h as 16h
(fechado aos domingos, feriados e excepcionalmente nos dias 7 e 30 de abril)


Local
Museu Belas Artes de São Paulo-MuBA
Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo – SP


Mais informações no site da Exposição:
http://quadrinhos51.wordpress.com/about/

Nenhum comentário: